Como Fazer Massa de Tapioca




Sucesso no Norte e Nordeste do país, a tapioca está na moda e deixou de ser um prato regional. É uma ótima fonte de carboidratos e caiu na dieta de quem quer evitar glúten. Por ser um prato-base, pode receber diversos recheios, sejam doces ou salgados. 

A iguaria é fácil de preparar, mas requer cuidados na hora de dar ponto na massa, à base de fécula de mandioca, conhecida como goma ou polvilho doce, dependendo da região. 


Só que muita gente tem relatado dificuldade em encontrar a goma de mandioca hidratada no mercado. Pensando nisso, resolvemos publicar um passo-a-passo sobre como preparar a sua goma de tapioca hidratada em casa. Você só precisa de polvilho doce e água!

Ingredientes:

500 gramas de polvilho doce
200 ml de água


Como preparar:

Misture com paciência o polvilho enquanto incorpora aos poucos a água. Essa parte é importante para hidratar o polvilho por igual.







Deixe descansar por 30 minutos e então passe o polvilho por uma peneira média para desfazer todas os grumos.





Guarde em um vidro fechado na geladeira para não perder a umidade.


Na hora de preparar a sua tapioca siga os passos abaixo:

Pegue uma frigideira lisa que não esteja aquecida. Com a ajuda de uma peneira, espalhe uma camada fina da goma de tapioca sobre toda a frigideira.






Leve a frigideira ao fogo baixo sem mexer por 2 minutos, a tapioca estará no ponto para receber o recheio. Se não for rechear vire a tapioca e frite por mais 1 minuto.







Dica:

Se você tiver uma máquina de pão caseiro poderá usá-la para facilitar o trabalho. Simplesmente coloque a água no fundo da panela e cubra com o polvilho. Selecione o ciclo “massa” e deixe misturando de 30 a 40 minutos. Depois é só passar pela peneira como na receita tradicional.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!