Como fazer: Massa de Biscuit


Aprenda a fazer sua massa de biscuit e começe a modelar as suas peças.

Algumas informações importantes:

• A cola tem que ser necessariamente a Cascorez, ou mesmo outra cola de rótulo azul que venha escrito “própria para Porcelana Fria”, pois outras marcas não irão proporcionar uma boa consistência na massa. Não é indicado o uso de cola escolar comum, ou colas de rótulos que não sejam azul, pois elas não contém essa consistência necessária para a confecção da massa.

• O limão é usado como conservante da massa. Em receitas mais antigas indicavam principalmente o formol, mas ele já saiu de uso por ser comprovado que causa danos à saúde. Hoje ele foi substituído pelo limão ou pelo vinagre, para quem achar mais prático.

• O creme para as mãos é usado apenas na hora de sovar a massa. Basta uma colher onde unta-se o ambiente que irá sovar a massa. Não pode ser um creme gorduroso ou que contenha silicone, pois isso fará com que a massa esfarele. Podemos encontra-los facilmente em lojas de artesanato como “creme próprio para Porcelana Fria” ou mesmo em lojas de cosméticos.
Então vamos começar!

 Material:
  • 2 xícaras de chá de Maisena (amido de milho)
  • 2 xícaras de chá de cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou cola para Porcelana Fria
  • 1 colher de sopa de suco de limão (ou vinagre)
  • 2 colheres de sopa de vaselina líquida
  • 1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso)
  • Tigela de vidro (para microondas)
  • Colher de pau

Misture todos os ingredientes na tigela de vidro, menos o creme para as mãos.
Mexa bem até que todo amido esteja dissolvido.







Em seguida leve a tigela ao microondas por 3 minutos.
É importante lembrar que a cada 1 minuto você deverá abrir o microondas e mexer a massa com a colher de pau para que ela cozinhe toda por igual.





 Atenção: os diferentes tipos de microondas podem variar o tempo de cozimento da massa. Por isso o ponto deve ser observado a cada minuto, sempre que você mexer a massa. Se for necessário deixe mais dois minutos de cozimento de acordo com a potência de seu aparelho.

 Assim que a massa estiver totalmente cozida, espalhe o creme para as mãos numa superfície de mármore ou de granito, de preferência. No meu caso utilizei a bancada de inox de minha cozinha, mas não é recomendado o uso constante dessa superfície, principalmente porque a massa estará quente.





A massa tem que ser sovada ainda quente, pois isso vai garantir um resultado satisfatório, mas muito cuidado para não queimar as mãos. Se a massa estiver muito quente ao toque para você, vá sovando aos poucos e se acostumando com a temperatura. Quanto mais ela for sovada melhor ficará para trabalhar com ela!

 Quando ela estiver terminada e ela se encontrar numa consistência homogênea, faça um rolinho, assim evita que crie bolhas de ar.
Coloque a massa em um saco plástico ou envolva em filme plástico. Qualquer um dos dois é válido, o importante é estar bem fechada para evitar bolhas de ar.





Dicas importantes:
Quando a massa esfriar, ela provavelmente vai estar suada. Então você deverá seca-la com um pano de prato e coloca-la em outro saco plástico seco. Caso na hora do cozimento a massa tenha ficado muito dura a ponto de não conseguir sová-la, não se preocupe, reserve esta massa mais dura em um saco plástico bem fechado e faça outra de consistência mais mole para sová-las juntas depois.

 A massa depois de pronta tem que estar envolta em um saco plástico e se manter assim até a hora do uso para que não resseque.












Pronto! Agora é colocar a mão na massa e preparar a receita de acordo com as informações

Fonte: www.viladoartesão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...