Como consertar um secador de cabelo




Secadores de cabelo são uma combinação de ambos os tipos de eletrodomésticos: os que aquecem e movem alguma coisa. Portanto, um secador de cabelo tem tanto um elemento calefator quanto um motor com palhetas.
A maioria das pessoas não se preocupa em consertar nem mesmo os problemas mais simples apresentados pelo secador de cabelo porque comprar um novo custa muito pouco. É mais fácil jogá-lo fora e comprar um novo. A longo prazo, contudo, talvez seja mais eficaz comprar um secador de melhor qualidade e fazer os consertos necessários em casa.

Como funcionam os secadores de cabelo

Secadores de cabelo são fabricados em várias formas e tamanhos, mas todos eles contêm os mesmos componentes e funcionam do mesmo modo. O secador de cabelo comum tem uma chave liga/desliga, um controle de velocidade, uma ventoinha e motor, uma chave de aquecimento, um elemento calefator e um fusível.

A chave de aquecimento controla a quantidade de corrente que chega ao elemento calefator, controlando assim o calor produzido pelo secador de cabelo. Já a chave de velocidade controla a velocidade do motor de palhetas e da ventoinha, e, conseqüentemente, a força do ar produzido pelo secador de cabelo. O fusível, um item de segurança, isola o elemento calefator se o aparelho esquentar muito.




Cross section of a hair dryer
Publications International, Ltd.
Seção transversal de um secador de cabelo

Como consertar um secador de cabelo

Entre os consertos comuns em secadores de cabelo estão a manutenção da chave, da ventoinha, do elemento calefator e do fusível.




Manutenção da chave: as chaves liga/desliga, de controle de velocidade e de aquecimento funcionam do mesmo modo. Elas controlam a corrente que chega ao secador de cabelo, à ventoinha ou aos elementos.

Algumas chaves têm apenas duas posições: ligado ou desligado, alto ou baixo. Outras têm três ou mais. Contudo, todas são testadas e substituídas do mesmo modo.

1) Desligue o secador da tomada e, com cuidado, desparafuse e remova a tampa. É comum os parafusos estarem rebaixados perto da saída do motor.
2) As chaves ficam no cabo ou no corpo principal entre o cabo elétrico e o motor de palhetas e o elemento calefator. Remova a chave e desligue-a.
3) Usando o multímetro, veja se a chave funciona como deveria. Ou seja, uma chave liga/ desliga indica um circuito aberto (a luz do multímetro fica apagada) na posição desligado e um circuito fechado (a luz do multímetro fica acesa) na posição ligado.
Chaves de controle de velocidade e chaves de resistência mostram continuidade em todas as posições.

Manutenção da ventoinha: a ventoinha em um secador de cabelo puxa o ar por meio de um ventilador e o libera pelo bocal. A chave de controle de velocidade a alimenta com corrente elétrica.
As ventoinhas de secadores de cabelo costumam ser duráveis. As principais causas de problemas são cabelo e umidade - dois elementos encontrados em abundância no banheiro.
Cabelo, pêlos e outros itens podem entupir o filtro da entrada de ar. Para limpá-lo, use ar comprimido ou uma escova de dentes de cerdas macias.




You can clean built-up debris from a screen filter by using a soft-bristle toothbrush.
Publications International, Ltd.
Podemos limpar sujeira acumulada no filtro
usando uma escova de dentes de cerdas macias

A umidade pode danificar qualquer motor ao causar curto-circuito em seus componentes. Abaixo algumas dicas para testar e consertar o motor e a ventoinha do secador de cabelo.

1) Remova os parafusos e tire a tampa do aparelho.
2) Remova e inspecione as palhetas, consertando-as ou trocando-as se necessário.
3) Teste o motor usando um multímetro para ver se a corrente tem um trajeto fechado (luz do multímetro acesa) pelo motor. Caso contrário, retire e troque o motor por outro de mesmo tamanho e capacidade em watts..
Se não encontrar um motor para substituir o antigo, ou se ele custar mais do que metade do preço de um secador novo, compre outro secador.

Manutenção do elemento calefator: o elemento calefator em um secador de cabelo é um fio contínuo de alta resistência que passa em torno de uma estrutura isolante. Fica no bocal do aparelho ou no ventilador de saída. Ao receber a corrente elétrica, o elemento se aquece. A ventoinha adjacente força a passagem de ar pelo elemento, aquecendo-o antes que ele saia pelo bocal. Para testar o elemento calefator de um secador de cabelo, caso você suspeite de algum problema, siga as instruções abaixo.

1) Remova a tampa do secador e a proteção do elemento.
2) Localize os dois fios que chegam ao elemento. Inspecione visualmente os fios e o elemento calefator para ver se há rompimentos óbvios ou alguma sujeira.
3) Use um multímetro para verificar a continuidade. O circuito entre os dois fios deve ficar fechado (luz do multímetro acesa). Caso contrário, verifique o fusível.
4) Se o fusível funcionar adequadamente, substitua o elemento calefator por outro idêntico.

Manutenção de um fusível: o fusível fica no elemento calefator da maioria dos secadores de cabelo. O objetivo de um termostato bimetálico é desligar o elemento calefator do secador se houver aquecimento excessivo. 

Abaixo, instruções para testar o fusível.

1) Abra a tampa do secador para ter acesso ao elemento calefator.
2) Localize e inspecione o fusível, procurando sujeira, distorção ou descoloração.
3) Limpe os pontos de contato com lixa de papel. Remova sujeiras com alguns jatos de ar comprimido disparados a distância suficiente para evitar danos aos fios sensíveis do elemento calefator.

Assim, antes de você jogar fora o secador de cabelo, a torradeira ou qualquer eletrodoméstico que não funciona, veja se o problema não é simples de resolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...