Como Fazer um Bife com Perfeição



Poucos são capazes de fritar um bife suculento e dourado.As carnes boas para bife são contra-filé, alcatre e filé mignon. O bife deve ser cortado na direção da fibra da carne. (*) 

Limpe, ou peça ao açougueiro, para tirar as peles e nervos e deixar a gordura do bife. Não tire a gordura do bife antes de fritá-lo, pois essa gordura é importante para o sabor do bife. Não tempere o bife antes de fritá-lo e sim depois de frito porque o tempero, se colocado antes, vai endurecê-lo. 


O segredo do bom bife está no fritar. Frite os bifes um a um com pouco óleo (quase nada; no máximo uma colher) bem quente, e virando-os dos dois lados sem interrupção. Passe cada lado do bife por toda a frigideira.

Não deixe o bife parado na frigideira, ele vai soltar água e endurecer, se você o mexer e virar sempre, o suco ficará nele e a carne ficará dourada. Em geral, um bife leva 2 minutos para ser frito.

Passo a passo para fazer um bife com perfeição:

Com os bifes já limpos, coloque a frigideira com uma colher de óleo ou manteiga no fogo alto. Quando estiver bem quente coloque um bife bem estendido e, com o garfo, faça-o passar por toda a frigideira, deixando-o dourar. 

Depois que ele dourar de um lado, vire-o e repita a operação do outro lado. O bife estando dourado dos dois lados retire-o da frigideira e tempere-o a seu gosto.

Dicas:

(*) A regra pede que se corte a carne no sentido contrário às fibras. Nesta receita fugiu-se à regra para não romper as fibras o que faz perder seu suco na frigideira.

Que tal temperar tradicionalmente só com sal e pimenta-do-reino?
Também poderá depois que o bife estiver pronto, salpicá-lo com suco de limão, cobrí-lo com molhos, cremes, cebolas fritas, ou colocar molhos e cremes em vasilhas separadas e cada um se serve como quiser.

Com cebolas fritas: depois que terminar de fritar o último bife coloque uns pigos de óleo na mesma frigideira que fritou o bife e depois de bem quente coloque rodelas de cebolas e frite-as um pouco e cubra os bifes com as cebolas. Não frite demais as rodelas de cebola; elas não devem ficar murchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!