Como fazer um arroz soltinho


Veja como é fácil, fazer um arroz delicioso e soltinho. Muita gente tem receio de fazer arroz por achar que fazem de maneira errada. Aqui damos uma receita que irá facilitar e muito e algumas dicas de como preparar esse belo alimento, apreciado por quase todo o mundo, visto que está sempre presente na mesa da maioria das famílias é considerado um dos melhores alimentos para acompanhar o feijão.

Saiba como fazer a Receita de arroz soltinho



Ingredientes

- 2 copos de arroz, aquele tipo (americano, muito utilizado em bares, cheio equivale a 200 ml)
- 2 1/2 copos de água, o mesmo copo que foi medido o arroz.
- 2 colheres (sopa) de óleo ou mais a seu gosto.
- 2 dentes de alho ou como preferir.
- 1 colher (sopa) de cebola picada ou mais
- Sal a gosto

Como preparar o arroz

1. Lave o arroz em água abundante, deixe-o no escorredor.

2. Coloque a água em uma vasilha e leve ao fogo para ferver, ou somente esquentar. Desligue o fogo, evitará que ferva e diminua a quantidade fazendo com que seu arroz fique duro ou seco.

3. Enquanto isso descasque e amasse o alho, pique a cebola.

4. O arroz já deve estar sequinho.

5. Leve a panela ao fogo, coloque o óleo e doure a cebola e o alho.

6. Acrescente o arroz e vá mexendo em fogo alto durante 2 minutos.

7. Coloque a água quente e mexa, deixe a panela semi tampada em fogo alto ou médio.

8. Quando o arroz estiver secando tampe totalmente a panela, abaixe o fogo no sentido desligar, isso evitará que queime, prefira o fogo baixíssimo. Loguinho seu arroz estará cozido, não descuide para que não passe do ponto. Percebeu que o arroz está transparente é hora de afofá-lo com uma escumadeira, colher ou garfo, isso quer dizer, “soltar” os grãos, fazendo assim seu arroz ficará soltinho. Desligue o fogo.

9. Se caso perceber que o arroz ficou um pouquinho seco, depois que desgrudou os grãos, regue-o com uma quantidade pequena de água só para amaciar, isso irá depender do tipo do arroz, tampe a panela deixando-a no fogo por um tempinho mínimo.

10. Se desejar um arroz colorido, coloque junto para cozinhar, cenoura ralada ou picadinha, extrato de tomate, tablete de caldo para arroz, ou de sua preferência etc:

11. Dicas: ao colocar cenoura picadinha, o ideal é que frite-a no óleo um pouco antes de acrescentar o arroz lavado e escorrido para refogar, mexa o arroz até fritar bem, ficando soltinho e transparente.

12. Despeje a água fervente e terá um arroz delicioso e solto.

13. Pode ser adicionados outros nutritivos como, milho verde, ervilha, azeitonas picadas, estas quando fritas no óleo antes de colocar o arroz, deixará um gostinho agradável. Bom apetite.

14. Experimente também esta técnica: deixe o arroz ferver com a panela semi tampada, quando secar a água desligue o fogo. Tampe totalmente a panela por 10-15 minutos ou mais.

15. Destampe a panela e afofe os grãos com auxílio de um garfo ou colher, assim fazendo seu arroz ficará soltinho. Dependendo do tipo de panela poderá dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...